Greve Global pelo Clima acontece em 20/9 na capital e no interior de São Paulo

Greve Global pelo Clima na Avenida Paulista, em São Paulo, em 2019

Mobilização está sendo organizada pela Coalizão pelo Clima São Paulo, articulação que reúne diversas entidades e indivíduos; debates públicos socioambientais, discussões sobre políticas públicas e formações em escolas tratam da emergência climática em curso

Entre 20 e 27 de setembro, cidadãos do mundo inteiro protestarão por ações de combate às mudanças climáticas em uma grande Greve Global pelo Clima. Em São Paulo, a manifestação ocorre em 20 de setembro no vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP). A concentração começa às 16h. Atos também estão marcados em Araraquara, Indaiatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto. Na sexta-feira seguinte, arrematando a semana, acontece uma audiência pública com a Prefeitura de São Paulo a fim de discutir a situação de emergência climática e as políticas públicas da cidade.

O ato tem financiamento coletivo, feito através de crowdfunding, e é organizado em encontros abertos pela Coalizão pelo Clima São Paulo, uma articulação ampla, suprapartidária e democrática composta por mais de 30 entidades e diversos ativistas individuais que lutam contra o colapso climático em diversas frentes. 

Paralelamente, a Coalizão organiza debates e conversas para informar a população sobre variadas vertentes das mudanças climáticas, como racismo ambiental e justiça climática. Seus membros também fazem formações sobre o tema em escolas públicas e particulares. Informar a juventude é um passo fundamental: hoje, são os jovens de diversos países que mais pressionam a sociedade a tomar atitudes contra as mudanças climáticas. Inspirados pelo ato inicialmente solitário da adolescente sueca Greta Thunberg (indicada ao Prêmio Nobel da Paz), saem aos milhares pelas ruas às sextas-feiras. 

Essa greve escolar pelo clima se tornou o movimento global Fridays For Future – que integra a Coalizão pelo Clima São Paulo –, uma potente forma de protesto para chamar a atenção de populações, empresas e governos em relação à intensificação da crise climática no planeta que ameaça o futuro da civilização. Em São Paulo, os jovens serão protagonistas da Greve Global pelo Clima e estarão à frente da caminhada. 

A partir das 14h, no vão do Masp, ocorrerão diversos workshops e atividades abertos para o público infantojuvenil. Além disso, também próximo ao Masp, haverá uma grande aula pública, das 13h às 16h, sobre mudanças climáticas com professores da USP, Unicamp e UFABC. Às 17h, as crianças farão discursos para os presentes.

Uma pesquisa conduzida em julho pelo Datafolha apontou que 85% dos brasileiros acreditam que a Terra está se aquecendo e 72% acreditam que a causa é a atividade humana. Entre cientistas, o consenso está em 99% e 97%, respectivamente. Diante das ações do governo federal, que vão do desmonte do Ministério do Meio Ambiente à negação da ciência e a divulgação de fake news, agir em defesa dos biomas nacionais e dos povos originários que os resguardam é mais do que um direito: é um dever.

A Coalizão pelo Clima São Paulo 

A Coalizão pelo Clima São Paulo foi criada na capital do estado, em junho de 2019, como uma articulação de sociedade civil, entidades e organizações não-governamentais, partidos políticos, autonomistas e indivíduos que atuam em defesa do meio ambiente. Sua primeira grande ação é a organização da Greve Global pelo Clima.

Informações:

Contatos:

coalizaoclimasp@protonmail.com / Twitter: @coalizaoclima_sp  / Facebook: Coalizão pelo Clima  / Instagram: @coalizaoclimasp

Compartilhe nas suas redes sociais
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Quem somos nós?

Posts Recentes
Posts Recentes

O que são mudanças climáticas (para crianças)

Posts Recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *